Blog

Andrade Ribeiro
14 de maio

A importância do espaço físico em tempos de trabalho remoto

A importância do espaço físico em tempos de trabalho remoto

Acordar de manhã, se arrumar, tomar café e ir para o trabalho. Até pouco tempo atrás, essa era a rotina diária da maior parte das pessoas. Entretanto, tudo mudou. O trabalho remoto já vinha se desenvolvendo como tendência bem antes da pandemia, mas foi ela quem acelerou e consolidou de vez essa modalidade. 

Estima-se que, mesmo com o fim da pandemia, grande parte das empresas continuarão adotando o home office em parte da jornada. Diante desse novo cenário, surge um questionamento: qual será o papel do espaço físico na nova realidade do mercado de trabalho?

Dados sobre trabalho remoto: o que dizem as pesquisas 

Segundo uma pesquisa da Cushman & Wakefield, 42% dos empresários nunca tinham adotado nenhum tipo de trabalho remoto antes da pandemia. Dessas, 30% afirmaram que manterão essa modalidade mesmo com a normalização.

Apesar de todos os benefícios do home office, o contexto de pandemia fez com que o trabalho de casa acontecesse de forma acelerada, com pouco tempo de planejamento. A consequência é que muitos profissionais admitem estarem esgotados, estressados e ansiosos.

Um estudo intitulado The State of Burnout, da plataforma Blind, mostrou que 56,4% dos profissionais experimentam sentimentos crescentes de ansiedade durante o home office e o distanciamento social. Outros 52,9% dos profissionais experimentaram maior solidão durante essa experiência.

Relevância dos espaços físicos no novo normal

A retomada das atividades, seja de forma gradual, como já vem acontecendo em muitos segmentos, ou num futuro breve com a imunização em massa das pessoas, trará um novo significado para o trabalho presencial. 

Durante a pandemia, as organizações perceberam o quanto a tecnologia pode agregar em diversos quesitos, reduzindo tarefas operacionais e gerando economia de despesas, por exemplo. Todavia, constataram a importância do escritório na produtividade e conexão das pessoas. 

Embora a tecnologia traga benefícios, ela jamais substituirá o contato olho no olho em uma negociação, aquele aperto de mão para simbolizar a concretização de um contrato estratégico, ou aquele abraço grupal para comemorar mais uma meta superada. 

Além disso, com uma rotina de trabalho híbrida, empresas estão repensando a atual estrutura, avaliando a possibilidade de migrar o espaço de trabalho para uma instalação mais adequada e bem localizada, cujo local seja um reflexo melhor da identidade e valores da empresa.

Já que é possível pensar em escritórios mais enxutos, o espaço de trabalho será visto como um local de conexão humana. Espaços inteligentes, com layout que possa se adaptar conforme as necessidades de crescimento de cada negócio farão a diferença. 

Plantas modernas pensadas para o futuro do trabalho

Você e sua equipe merecem o melhor que um ambiente pode proporcionar. Depois de tanto tempo trabalhando afastados, a sinergia que a equipe trará para o ambiente profissional será totalmente diferente.

Mais conectados, engajados e produtivos do que nunca, o espaço físico precisa estar pronto para fazer jus ao novo momento que sua empresa passará. Já que grande parte das reuniões continuarão sendo online, nada como ter uma sala especial preparada para aqueles momentos que o contato humano é indispensável.

A.R.3000: projetado para atender a nova realidade do trabalho

O A.R.3000 é um empreendimento que conta com espaços corporativos adaptáveis, inteligentes e econômicos, estrutura sustentável e tecnologia para facilitar o dia a dia. O A.R.3000, localizado no bairro Cabral, em Curitiba, é ideal para empresas que entenderam que o futuro exige um espaço dinâmico e alinhado com a identidade da organização. 


Voltar

Saiba mais sobre nossos empreendimentos:

    É SOBRE VOCÊ

    Bem vindo ao Seventy Upper Mansion.