Blog

Andrade Ribeiro
23 de abril

Curitiba, a cidade que surpreendeu os Estados Unidos.

Curitiba, a cidade que surpreendeu os Estados Unidos.

Se pedíssemos para um estrangeiro citar uma cidade brasileira, provavelmente ele diria Rio de Janeiro. Afinal de contas, essa é a cidade mais famosa do país — e uma das mais famosas do mundo. Contudo, quem é brasileiro sabe que o Brasil tem outras cidades tão belas quanto a capital fluminense.

Algumas dessas cidades, se revelam excelentes oportunidades de negócios, como é o caso de Curitiba. A capital do Paraná é famosa pelo seu clima. O inverno rigoroso faz com que ela se torne manchete dos noticiários — enquanto os moradores aguardam possíveis (e raros) flocos de neve.

Em 2020, aliás, eles caíram na cidade, mas, acredite, esse município tem muito mais a oferecer.

Curitiba, a cidade que surpreendeu os Estados Unidos

Nos anos de 1980 e 1990, as grandes cidades americanas, como Nova York, Chicago e Los Angeles lidavam com graves problemas de trânsito e segurança pública — em certa medida, problemas comuns às grandes metrópoles.

Nesse sentido, chama a atenção o fato de líderes mundiais terem olhado com muita atenção para a capital do Paraná em busca de soluções para esses desafios.

Em 1992, durante a inauguração do novo sistema de transporte, o prefeito da cidade disse que a novidade “seria uma revolução no mundo”. Em 1999, o sistema curitibano foi elogiado por lideranças estadunidenses e apontado como solução para o transporte público de Los Angeles.

A cidade que se destaca hoje

É claro que essa importante conquista deve ser lembrada, até como uma forma de nós, brasileiros, olharmos com mais carinho para as possibilidades tecnológicas do país. No entanto, o mundo mudou muito desde a década de 1990. O que não mudou foi o fato de Curitiba ainda se destacar no cenário nacional.

De acordo com o estudo Desafios da Gestão Municipal, a capital do Paraná tem a melhor qualidade de vida dentre as capitais paranaenses. No ranking que compara a evolução de todas as cidades brasileiras, Curitiba é a sétima colocada, atrás de cidades de menor porte, como a também paranaense Maringá.

Ambiente de negócios pujante

Curitiba fica com a terceira colocação no ranking das cidades que se destacam no turismo de negócios. Dados de 2018 ilustram isso. Nesse ano, a capital do Paraná recebeu 5,5 milhões de turistas. Desses visitantes, 41,7% vieram à cidade para fazer negócios, participar de feiras ou eventos corporativos.

Desde 2017, a cidade vem se destacando no incentivo à inovação. O chamado “Vale do Pinhão” visa estimular a criação de startups na capital. Esse projeto já tem alguns cases interessantes, como a Madeira Madeira, startup curitibana que se tornou unicórnio no ano passado — passando a ter valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.

Curitiba é uma cidade perfeita?

A essa altura da leitura, você pode estar se questionando se a capital do Paraná é mesmo “perfeita”. Bem, a perfeição não existe, em nenhum lugar do mundo. Até as cidades mais famosas do planeta, como Tóquio, Londres e Nova Iorque não são unanimidades.

Em 2014, o jornalista espanhol José Javier Santos acompanhava a seleção espanhola no torneio. Os espanhóis ficaram em Curitiba e o jornalista foi taxativo: “Curitiba não parece Brasil”.

De fato, a cidade é diferente daquilo que um estrangeiro espera do Brasil. Nosso país é continental e não dá para achar que regiões tão distantes sejam idênticas.

Também é verdade que, apesar de tantos avanços e indicadores positivos, Curitiba ainda é uma cidade latino-americana, lidando com dificuldades comuns que outras cidades da região lidam.

O destaque dessa cidade, enquanto lugar para morar e investir, nunca foi a ausência de problemas, mas a forma como esses problemas foram e são encarados.


Voltar

Saiba mais sobre nossos empreendimentos:

    Ou ligue: (41) 3323-3333