Blog

Andrade Ribeiro
23 de junho

Leed Platinum: garantia de um ambiente de trabalho de bem-estar e performance

Leed Platinum: garantia de um ambiente de trabalho de bem-estar e performance

Já é pacificado que o ambiente de trabalho exerce influência notável na produtividade, afinal, este é o lugar no qual as pessoas passam a maior parte de seus dias. A preocupação com a organização do espaço empresarial tem feito com que empresas busquem por alternativas de edificações sustentáveis que elevem a qualidade do ambiente de trabalho e, consequentemente, interfiram positivamente na experiência de seus ocupantes.

Apesar de ser quase sempre relacionada com o meio ambiente, a sustentabilidade vai muito além dos cuidados com a natureza. Um ambiente de trabalho sustentável leva em consideração a qualidade interna dos escritórios e auditórios, como conforto térmico, renovação do ar, interferência de ruídos, presença de espaços verdes e boa iluminação.

De acordo com relatório desenvolvido pela consultoria em sustentabilidade Human Spaces em 16 países, incluindo no Brasil, os níveis de criatividade aumentam 15% e os de produtividade 6% em ambientes com presença de luz natural e vegetação, gerando impacto direto na felicidade e performance dos entrevistados.

Escolhas estratégicas das edificações também trazem qualidade de vida ao colaborador em sua experiência pré e pós jornada de trabalho, como o acesso a transporte público e espaços de alimentação, localização, contato com áreas verdes e presença de estruturas que ofereçam praticidade e conforto, como é o caso dos bicicletários e vestiários.

Em meio a tantas ações sustentáveis que podem ser adotadas ainda na fase de construção, como garantir que uma edificação realmente cumpre requisitos para levar mais qualidade de vida aos seus ocupantes? É aqui que surge a importância das certificações oferecidas por organizações isentas aos empreendimentos que cumprem uma série de obrigações.Um dos selos mais importantes e também mais exigentes é o LEED Platinum. Edificações que possuem essa classificação já tiveram suas medidas de sustentabilidade autenticadas por uma avaliação muito criteriosa que garante a qualidade do ambiente em diversos eixos temáticos.

LEED

LEED é a sigla para Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Design Ambiental. Trata-se de um sistema internacional de certificação criado em 1993 pela organização americana United States Green Building Council (USGBC) com o objetivo de fomentar práticas sustentáveis de construção.

Como o próprio nome diz, reconhece os empreendimentos líderes em cuidados tanto com o ambiente externo, como interno. Para um edifício receber a certificação LEED é preciso cumprir uma série de requisitos obrigatórios em oito diferentes áreas:

● Localização e transporte

● Espaço Sustentável

● Eficiência do uso da água

● Energia e atmosfera

● Materiais e recursos

● Qualidade ambiental interna

● Inovação e processos

● Créditos de prioridade regional

Além das obrigações, as edificações podem adotar medidas extras que influenciam na classificação do selo. Quanto mais ações sustentáveis adotadas, maior a classificação, que pode ser: Certified, Silver, Gold e Platinum, sendo esta última a mais premium delas.

A classificação LEED Platinum segue as normas e boas práticas internacionais mais atuais e tecnológicas, certificando a construção quanto a sua segurança e layout.

O selo também está relacionado com o aumento da competitividade no mercado. Segundo pesquisa da USGBC, 61% dos líderes corporativos acreditam que a sustentabilidade leva à diferenciação de mercado e melhor desempenho financeiro.

Além de todas as ações práticas que visam o bem-estar dentro do ambiente de trabalho, há o diferencial de atuar dentro de um prédio comercial com cuidados ambientais, eficiência energética e baixo impacto em relação ao uso dos recursos naturais. Na prática, a certificação LEED Platinum garante redução de até 38% no consumo de energia e 53% no consumo de água.

A.R. 3000

Com certificação LEED Platinum, o empreendimento A.R.3000 é um prédio sofisticado criado com as mais novas tecnologias, conveniências e medidas de sustentabilidade. O espaço comercial possui infraestrutura para receber tanto grandes corporações, como offices menores.Conta com boulevard de serviços, auditório, aproveitamento de espaço, áreas verdes e localização privilegiada em Curitiba, além de cumprir todas as exigências do selo LEED Platinum, que garante bem estar, produtividade e a melhor experiência aos seus ocupantes.


Voltar

Saiba mais sobre nossos empreendimentos:

    É SOBRE VOCÊ

    Bem vindo ao Seventy Upper Mansion.