Museu Guggenheim Bilbao: um ícone da arquitetura contemporânea

Já parou para pensar que uma das funções da arquitetura é contar a história da sociedade e de seus respectivos locais?
Pois é! A arquitetura não deixa de ser uma arte pública, uma presença sempre marcante com características que não apenas remetem à época em que foram feitas como também contam histórias.
Assim é o Museu Guggenheim Bilbao, localizado na cidade basca de Bilbau.
Mais que uma enorme escultura, trata-se de um magnífico projeto arquitetônico que teve a pretensiosa meta de revitalizar a região onde ele se encontra e torná-la melhor para o futuro.
Nas próximas linhas, conheça mais sobre o museu, sua história e, claro, seu icônico projeto arquitetônico!
Pensado para o ambiente local
O projeto do Museu Guggenheim Bilbao é do arquiteto canadense naturalizado norte-americano Frank O. Gehry, e é um dos grandes monumentos do século XX.
Quando visto do rio Nervión, o edifício lembra a forma de um barco – uma homenagem à cidade portuária de Bilbao.
Já sua vista geral externa exibe formas curvilíneas: uma estrutura composta por superfícies de titânio curvadas que remetem às escamas de um peixe.
Além de aparentar um movimento, o projeto arquitetônico curvilíneo foi pensado para capturar a luz. E dentre os materiais utilizados, destacam-se, ainda, o calcário e o vidro.
Na área central da construção se observa uma estrutura da qual partem passarelas para três níveis de galerias, lembrando uma flor com curvas.
Outras curiosidades arquitetônicas do Museu Guggenheim Bilbao são:
- Sua enorme área ocupada: 24 mil m²;
- Seu grandioso espaço para exposições: 11 mil m²;
- Suas dez galerias com um plano ortogonal clássico e acabamento em pedra, e outras nove galerias com forma irregular e revestimento de titânio – totalizando 19 galerias.
Um passeio pela história
Se a arquitetura conta a história da sociedade e de seus respectivos locais, podemos dizer que a do Museu Guggenheim Bilbao foi cercada de um contexto tumultuado!
A região do País Basco (Espanha), fronteira com a França, passou por um longo e violento movimento separatista, com muitos atentados terroristas por todo o país.
Não bastasse tudo isso, nos anos 1990 a Espanha passou por uma grande crise econômica que parecia insustentável.
Para tentar reverter a situação, foi lançado um plano de revitalização com o objetivo de ampliar o turismo de Bilbau e transformá-la em uma metrópole do litoral espanhol.
A cidade precisaria de mais atrações, incluindo belos monumentos e novos atrativos arquitetônicos.
Como já havia um plano urbano para a construção de um museu (antes mesmo desses últimos acontecimentos), o governo enviou uma proposta para a Fundação Solomon R. Guggenheim – que pretendia construir museus em vários locais da Europa no início dos anos 1990 – e a parceria foi aceita e formalizada.
Em outubro de 1993, a pedra fundamental foi colocada. Ao longo da construção do projeto, muitos duvidavam que a obra seria concluída, tamanha era sua ousadia e complexidade arquitetônicas.
Entretanto, ao contrário dos mais pessimistas, o edifício foi finalizado em outubro de 1997!
Houve 14 dias de comemorações e, logo depois, o Museu Guggenheim Bilbao foi inaugurado para o público com muitas presenças ilustres, incluindo o Rei da Espanha na época, Juan Carlos I.
Lindo em todos os sentidos
Além de saber mais sobre sua belíssima arquitetura, confira algumas curiosidades sobre o famoso Museu Guggenheim Bilbao:
- Está em uma localização privilegiada, à margem do rio Nervión, integrando arquitetura e natureza;
- Dessa forma, ele ajuda na recuperação do rio e, consequentemente, na melhora da qualidade das suas águas e da região no entorno;
- É um ícone da região basca e um dos museus mais visitados da Espanha;
- Possui uma coleção de obras magníficas, de artes moderna e contemporânea do século XX;
- Apresenta obras de artistas como Andy Warhol, James Rosenquist e Clyfford Still, dentre outros;
- É um dos cinco museus da Fundação Solomon R. Guggenheim (dos Estados Unidos).
Projeto arquitetônico pensado para a qualidade de vida
Nesse artigo, apresentamos o Museu Guggenheim em Bilbao, seu projeto arquitetônico, sua história e outras particularidades.
Através dele, mostramos o quanto a arquitetura pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. Não à toa, o famoso museu é uma inspiração para profissionais da área em todo o planeta.
Da mesma forma como o Museu Guggenheim Bilbao nos deixa fascinados, a Andrade Ribeiro existe para trazer mais beleza e inovação ao mundo.
Conheça nossas criações acessando nossa home no topo do site!
Voltar