Blog

Andrade Ribeiro
29 de abril

Por que trabalhar no escritório pode aumentar a produtividade da sua equipe?

Por que trabalhar no escritório pode aumentar a produtividade da sua equipe?

Desde 2020, o home office se tornou uma tendência mundial, devido à pandemia. Contudo, essa popularização não deverá perdurar após a vacinação contra a Covid-19, pois muitos trabalhadores estão sofrendo para conseguir trabalhar de casa.

Isso chama a nossa atenção para um fato que antes passava despercebido em nossa rotina: a arquitetura dos escritórios impacta a produtividade! Mas, antes de falarmos sobre isso, vamos entender o atual cenário de home office?

Home office impacta negativamente a produtividade?

No final do ano passado, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou uma pesquisa que repercutiu em muitos veículos de imprensa. A OIT listava uma série de desafios que os funcionários em home office estavam enfrentando — muitos desses problemas jamais apareceram nos escritórios.

Uma das maiores dificuldades no Brasil é a baixa qualidade de internet. Em média, a velocidade da banda larga brasileira é de 24 megabytes, mas pode cair muito dependendo do bairro em que o trabalhador mora.

Além disso, existe a dificuldade em conciliar o home office com o ensino remoto, já que as aulas ainda não foram retomadas na maior parte das cidades brasileiras.

Sendo assim, o Brasil apareceu como o quinto país do mundo com mais dificuldade em relação ao novo modelo de trabalho. Um segundo estudo, dessa vez publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que 56% dos empregados não estão satisfeitos com o trabalho remoto.

Apesar disso, é necessário fazer algumas ressalvas. A primeira delas é que os imóveis residenciais não foram pensados para o trabalho. Eram raros os projetos que contavam com escritórios, por exemplo.

Ademais, esse modelo de trabalho foi imposto devido à pandemia, o que ignorou um planejamento que permitisse a adequação dos imóveis — o que geraria um terceiro dilema: o custo para reformar um apartamento e garantir que ele se transforme em um ambiente adequado para o trabalho.

Todas essas variáveis fazem com que muitas pessoas estejam ansiosas pelo retorno aos escritórios convencionais. Agora, vamos entender o porquê dos escritórios contribuírem para a produtividade dos funcionários?

Como a arquitetura do escritório estimula a produtividade?

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que nem todo escritório consegue ter esse efeito, pois isso depende da arquitetura do projeto. Escritórios mais antigos podem, inclusive, dificultar o trabalho, já que foram feitos para modelos de negócios que nem sequer existem mais. É importante se atentar a esse ponto.

Iluminação

A iluminação é sempre um ponto de atenção dentro da arquitetura. Nos projetos empresariais, um dos objetivos é garantir que as normas regulamentadoras sejam cumpridas, uma vez que a iluminação está diretamente ligada à saúde do colaborador, evitando acidentes.

Depois disso, os arquitetos avaliam como essa iluminação conversará com a luz natural e com as luzes emitidas por equipamentos eletrônicos. O ideal é que o ambiente deixe as pessoas alertas.

Se for mal iluminado, o escritório pode fazer com que o trabalhador se sinta cansado, prejudicando o seu rendimento. Aliás, aqui entra outro desafio do home office, já que, normalmente, as pessoas usam lâmpadas amareladas em suas casas.

Essas lâmpadas trazem aconchego ao local, sendo ideais para os quartos, mas podem induzir o sono. Portanto, são péssimas para o home office. Por outro lado, as lâmpadas que emitem luz branca nos deixam em estado de alerta, sendo ruins para o ambiente residencial, já que podem dificultar uma boa noite de sono.

Isolamento acústico

Pessoas fazem barulho. Isso é natural. Por isso, muitos funcionários reconhecem que é mais fácil ser produtivo no escritório do que em casa. A maioria dos imóveis residenciais não tem um isolamento acústico adequado.

Já nos projetos mais modernos de escritórios, esse tema é levado a sério. Isso faz com que sejam instalados vidros que impedem que o som da rua entre no ambiente, revestimentos que absorvem ruídos etc.

Por isso, mesmo em bairros comerciais, com trânsito pesado, os funcionários de escritórios modernos conseguem desfrutar de um artigo de luxo nos tempos atuais: o silêncio.

Conforto térmico

É verdade que é uma delícia trabalhar com uma mantinha no colo durante o inverno, mas, sejamos sinceros: é mais gostoso tirar os casacos ao entrar no escritório.

O conforto térmico é um dos itens que mais contribui para a produtividade no escritório. Se os colaboradores estiverem com frio ou com calor, o trabalho não rende — e esse é um desafio não só das residências como também dos escritórios com mais de 20 anos.

Espaço adequado

Se a sua empresa está crescendo, é provável que você precisará de um escritório maior. Não dá para deixar os colaboradores desconfortáveis. Alguns negócios postergam ao máximo uma mudança de endereço, pois a entendem como gasto.

Contudo, a falta de espaço faz com que colaboradores se sintam sem privacidade, criem atritos entre si e tenham uma imagem negativa da empresa. Aliás, os clientes também podem ficar decepcionados ao verem pessoas amontoadas em um escritório, pois isso dá a impressão de que a empresa é desorganizada.

Nas casas, o dilema é outro, pois muitos apartamentos são pensados para o descanso, contando com o fato de que o morador ficará o dia todo no trabalho. Mesmo que o profissional queira, ele não terá como adaptar o imóvel para trabalhar adequadamente.

Isso pode impactar aspectos relacionados à ergonomia, de modo que essa pessoa passe a enfrentar dores durante o seu expediente — ou que precise se ausentar do trabalho para iniciar um tratamento com um fisioterapeuta.

O escritório é fundamental?

Os estudos publicados até agora mostram que sim. É verdade que o home office era uma tendência, mas a sua implementação deve ser feita com planejamento — e considerando que muitos profissionais não se adaptarão ao novo modelo.

Por isso, pode ser uma boa ideia aproveitar este momento para pesquisar por novos escritórios e reorganizar o seu time presencialmente, quando for viável, logicamente.

Em alguns casos, muitos setores podem ficar em modelo de trabalho híbrido, ou alguns profissionais trabalhando exclusivamente de casa. Quem vai decidir o melhor modelo de trabalho para a sua empresa é o seu setor de Recursos Humanos.

Se você tem dúvidas sobre o que é um escritório moderno, adequado para os nossos tempos, convidamos você para conhecer o projeto A.R. 3000, do grupo Andrade Ribeiro. Com excelente localização e infraestrutura, o A.R. 3000 é o endereço certo para sua empresa!


Voltar

Saiba mais sobre nossos empreendimentos:

    Ou ligue: (41) 3323-3333